- Se pretender ligar um molho com gema de ovo, procure não deixar ferver, pois o ovo pode talhar e o molho ficar grumoso.
- Para elaborar um molho com manteiga, é muito importante que, ao incorporar a manteiga, esta esteja bem fria e o molho não esteja a ferver. O melhor é guarda-la previamente no congelador, cortada em cubos.
- Para fazer um molho com amido de milho, deve diluí-lo previamente num pouco de líquido frio. Assim evitará que se formem grumos.
- Se um molho ficar muito líquido, pode engrossá-lo com vegetais triturados, o que lhe conferirá mais sabor sem acrescentar calorias. Outra forma de espessar um molho consiste em adicionar uma batata pequena crua e ralada.
- Os caldos concentrados caseiros sabem muito melhor do que os de compra e não têm comparação com os caldos em cubos ou liofilizados. Além disso, são muito mais económicos. Se quiser poupar trabalho, pode congelar o caldo concentrado que fizer em porções menores. Assim conservar-se-á magnificamente até seis meses e tê-lo-á sempre à mão quando necessário.
- As ervas aromáticas frescas são a melhor escolha para dar um toque final aos molhos. plante um pequeno jardim na cozinha com ervas aromáticas que mais utiliza: decore a sua janela com, por exemplo, um vaso de manjericão, outro de cebolinho e outro salsa.
- Não tenha medo de inovar. Acompanhe um prato de peixe ou aves com um molho para legumes e não se limite demasiado às nossas sugestões. Guie-se pelo tema: " Tudo o que é saboroso é permitido". Faça experiências com as ervas aromáticas e, em vez de hortelã, por exemplo, utilize salsa. Não há dúvida de que o sabor do molho será muito diferente, mas não necessariamente pior. Combine diferentes gastronomias internacionais e sirva, por exemplo, molhos asiáticos com pratos italianos. Crie a sua própria cozinha de fusão.
- Se preparar um molho com vinho, é aconselhável utilizar o mesmo vinho que irá servir à refeição. Desse modo conseguirá um paladar mais completo.
- Não faça falsas economias. Utilize sempre os ingredientes mais frescos. O sabor do molho trará a recompensa.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Conselhos gastronómicos para aprender a fazer molhos.
Published :
quinta-feira, maio 21, 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário